Incio

Sobre Nós

Tundavala On

Comunicação eficiente!

PUB

  • Lago
  • Lago
  • Lago
  • Lago
  • Lago

Panelas de pressão produzem alcatrão

Sábado, 18 de Junho de 2016

Duas panelas de pressão servem de protótipo do sistema de produção de alcatrão vegetal, criado por um grupo de estudantes do Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH), na comuna da Arimba, no município do Lubango, na Huíla.

O sistema foi criado como resultado do trabalho de pesquisa científica inserida no projecto M16. Por meio de teste os estudantes concluíram que o sistema pode produzir alcatrão, carvão vegetal e ácido pirolenhoso, a partir de resíduos de madeira em combustão e em vácuo na ausência de oxigénio.

Domingos Mutota, o pesquisador chefe, explicou que o sistema pode ser replicado e redimensionado para produção em grande escala. Os cálculos realizados permitiram concluir que meia tonelada de madeira resulta em 200 quilogramas de alcatrão, 10 de carvão vegetal e 15 de ácido perilenhoso, usado na agricultura como fertilizante.

Os estudantes precisam de financiamento para materializar de acordo com outro pesquisador, Zoraster Cambulo, o projecto M16 dispensa o abate de árvores, porque, utiliza a reciclagem de resíduos de madeira. Os estudantes que apresentar a descoberta na Feira do Inventor, realizado no Lubango, admitem a possibilidade de cultivar de árvores para sustentar a produção.

Compartilhar:

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2017