Incio

Sobre Nós

Serviços |

Catalógo |

Tundavala On

Comunicação eficiente!


ACADEMIA

"CRIATIVIDADE E INOVAçãO"

Inventores de “mentes cheias” de soluções

Ideias criativas e inovadoras dos estudantes do ensino médio e superior atraíram atenção dos visitantes


Sexta-feira, 29 de Junho de 2018
Por: Mucuta Mukhuta



Os estudantes de instituições públicas e privadas na Huíla, presentes na 5ª Feira do Inventor, mostraram, hoje, no Lubango, que têm “mentes cheias” de soluções inovadoras para o desenvolvimento tecnológico, social, económicos e cultural.

As ideias transformadas em projectos estão, durante todo dia, expostas em protótipos no jardim adjacente ao Grande Hotel da Huíla. A feira foi promovida pelo gabinete provincial da Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Universidade Mandume ya Ndemofayo.

Propostas inovadoras para os sectores da saúde, agricultura, tecnologia e engenharia ressaltaram à vista durante o evento, aberto pela vice-governadora da Huíla para o sector Político, Social e Economia, Maria João Chipalavela.

Os 30 expositores atraíram a atenção do público com protótipos focados nos domínios da construção civil, energias renováveis, tecnologia de produção agrícola, exploração mineira e electricidade.

Muitos projectos são viáveis e precisam de financiamento de investidores nacionais ou estrangeiros para saírem do papel. A vice-governadora da Huíla criticou a ausência de empresários locais na feira que teve como um objectivo facilitara a integração entre os homens de negócios e os inventores.

Maria João Chipalavela disse que os projectos dos jovens devem ser aproveitados e apoiados pelos investidores para estimular a inovação tecnológica e a industrialização da província.

Esta é a 5ª edição da Feira do Inventor e Criador na província da Huíla. Os vencedores das distintas categorias vão representar, em Setembro, a província no evento nacional.


Compartilhar:


Mirian Jai

A elasticidade literária de Paulino Soma

Nova geração de jovens líderes africanos

Sérgio Rodrigues 'assediado' no Lubango

'Finanças Públicas' já nas bancas

Poder sagrado do salário na cadeia de rendimentos

COLUNISTAS

Edson Kassanga

Amante de literatura. Tem como hobby a escrita de poesia e contos. Estudante frequenta o curso de Relações Internacionais no Instituto Superior de Relações Internacionais Ministro Venâncio de Moura/MIREX-Luanda.

Mucuta Mukhuta

Técnico de comunicação. Gosta de escrever reportagens, crónicas, poesias. Filmmaker e Fotógrafo de eventos sociais. Empreendedor e Estudante de economia (Marketing).

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2018