Incio

Sobre Nós

Serviços |

Catalógo |

Tundavala On

Comunicação eficiente!


ACADEMIA

""

Licenciada para ensinar métodos de fabricação de sabão artesanal

Luísa Capejala está pronta para investir em micro indústria de produção de sabonetes e perfumes visando reduzir importação destes produtos em Angola


Terça-feira, 30 de Novembro de 2018



Luísa Capejala Victorino é, a partir de hoje, professora licenciada para o ensino de Química, pelo Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huíla), depois de testar e comprovar métodos de fabricação de sabão, sabonetes e perfumes.
A conquista do grau de licenciatura aconteceu depois de defender com sucesso o trabalho de fim de curso, subordinado ao tema “Proposta metodológica para implementação de experimentos contextualizados sobre reações de esterificação e de saponificação”.
Na essência, Luísa Capejala testou e apresentou metodologias de ensino baseadas em fórmulas, testes e reacções químicas para fabricação de sabão, sabonetes e perfumes artesanais.
O processo de investigação teve como estudo de caso aplicado aos alunos da 12ª classe do curso de Ciências Físicas e Biológicas da Escola Secundária do Lubango.
O estudo concluiu que o grupo de estudantes submetidos a metodologia experimental apresentaram melhores níveis de aproveitamento e aprendizagem das matérias ministradas em detrimento dos agrupados e ensinados pelo procedimento normal.
Os alunos envolvidos no estudo de caso conseguiram, por meio de testes e aulas práticas, desenvolver experimentos contextualizados sobre reações de esterificação e saponificação, que resultaram na produção de unidades de sabão, sabonetes e perfumes artesanais com base nas matérias aprendidas.
O corpo de jurado, presidido pelo professor Domingos Ndala considerou a abordagem científica do tema pertinente por confirmar na prática elementos metodológicos capazes de contribuir para melhorar o ensino das matérias.
O júri atribuiu ao trabalho investigação científica 15 valores, enchendo de alegria a autora do estudo, familiares, amigos e colegas de serviço, que prestigiaram a sessão realizada no auditório do ISCED-Huíla.
A licenciada confidenciou que pretende dar continuidade a investigação, numa altura em que perspetiva, caso tenha apoios, apostar no futuro em micro unidades industriais de produção de sabão, sabonetes e perfumes para reduzir a importação destes produtos em Angola.


Compartilhar:


'Finanças Públicas' já nas bancas

Mirian Jai

Livro “Entendendo o tempo” esgotado na primeira sessão

Hélder Caculo apresenta “O sorriso da dor” no Lubango

A febre de doenças conjunturais

Worten abre loja de tecnologia no Lubango

COLUNISTAS

Edson Kassanga

Amante de literatura. Tem como hobby a escrita de poesia e contos. Estudante frequenta o curso de Relações Internacionais no Instituto Superior de Relações Internacionais Ministro Venâncio de Moura/MIREX-Luanda.

Mucuta Mukhuta

Técnico de comunicação. Gosta de escrever reportagens, crónicas, poesias. Filmmaker e Fotógrafo de eventos sociais. Empreendedor e Estudante de economia (Marketing).

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2019