Incio

Sobre Nós

Serviços |

Catalógo |

Tundavala On

Comunicação eficiente!


CULTURA

""

A elasticidade literária de Paulino Soma


Sábado, 11 de Março de 2017
Por: Edson Kassanga



"Viver E Morrer Em Angola" é o título da mais recente obra literária de autoria do linguista Paulino Soma, publicada no dia 02 de Fevereiro do presente ano em Luanda e um mês antes na província da Huíla, sua terra natal

Trata-se de um romance histórico composto por 364 páginas (sem o narrador participar do enredo) narrado de forma omnisciente e omnipresente em que é notável a comovente habilidade do autor na expressão da sua exuberante sensibilidade a dor, mas também a doçura.

Paulino Soma narra as vivências do povo do Sul de Angola durante a guerra pós-independência, com o cenário da história baseado na vida real e focada para personagens de uma família residente no município de Caconda, na província da Huíla.

O escritor expõe uma versão pouco conhecida e imparcial da guerra, principalmente pela nova geração e faz relatos artísticos da versão de muitos heróis anónimos do conflito armado, terminado em 2002, com assinatura dos acordos de Paz, a 4 de Abril de 2002.

Na obra, o autor conta episódios susceptíveis de levar o leitor a profunda reflexão sobre o cristianismo e o feitiço, a doçura e a amargura do amor, a sensibilidade e a indiferença perante a morte e acima de tudo, a imensurável capacidade humana de resistir e de se adaptar à adversidade da vida.

O romance histórico, cujo personagem principal Tio Goma, relata de forma imparcial as duas facetas da moeda guerra, os acordos de paz de Bicesse e de Luena, o que torna ténue a distância entre a ficção e a realidade.

Quem lê o livro é seduzido pela clara e harmoniosa disposição das palavras, conseguida por via de recursos estilísticos e figuras de estilos suficientemente capazes de deixar qualquer um hipnotizado pela tamanha eloquência.

Paulino Soma, nascido no município de Caconda, a 08 de Março de 1982, mostra a sua versatilidade literária ao apresentar o romance que convence a critica, depois de lançar o livro "Amálgama D'Alma" (Poesia), publicado em 2013. Além de escritor, Paulo Soma é actualmente o Decano da Escola Pedagógica do Cunene.


Compartilhar:


O pão que 'mata' enteados em Luanda

Músicas de Mirian Jai tocam no Kisom

Pérola reprova descriminação racial do esposo

'Finanças Públicas' já nas bancas

Yola Semedo canta para licenciados do ISPI

Literatura sobre a guerra em Angola

COLUNISTAS

Edson Kassanga

Amante de literatura. Tem como hobby a escrita de poesia e contos. Estudante frequenta o curso de Relações Internacionais no Instituto Superior de Relações Internacionais Ministro Venâncio de Moura/MIREX-Luanda.

Mucuta Mukhuta

Técnico de comunicação. Gosta de escrever reportagens, crónicas, poesias. Filmmaker e Fotógrafo de eventos sociais. Empreendedor e Estudante de economia (Marketing).

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2018