Incio

Sobre Nós

Serviços |

Catalógo |

Tundavala On

Comunicação eficiente!


CULTURA

""

Um olhar para o teatro feito na Huila


Segunda-Feira, 27 de Março de 2017



A Tundavala antige o auge da magia quando torna-se a cova do sol cuja energia e brilho encolhem cedendo espaço a mais uma noite, embora fria, típica das terras altas da Chela, seus habitantes aguardam-na com alegria por finalmente ser a noite de domingo.

Era sobretudo neste dia e clima em que os passos apressados da juventude e não só, convergiam nos salões da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) Antena Huíla, Missão Catõlica de Lubango... em busca de instantes intensamente emocionantes proporcionados pelos grupos teatrais 'Os Kandimbas de Santa Cecília', 'Vozes Soltas ' , 'Ondjila', 'Olongende'...

Foi neste último a que pertenceu Higina Hanga Gomes, premiada como melhor actriz na terceira edição do Festival Nacional de Teatro, realizado em 2001 na província de Cabinda. Actualmente, apesar do público amante do Teatro contar com mais uma sala atribuída pela Delegação Provincial da Cultura, além da afirmação do Festival Provincial de Teatro organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, acredito que o teatro na Huíla já teve épocas melhores e urge ser recuperado e desenvolvido.

Tal como noutras manifestações culturais no teatro reside as tendências sociais, em muitos casos, susceptíveis de impulsionar mudanças de âmbito político e económico por ser bastante influente. Segundo José Mena Abrentes em 'O Teatro Em Angola ' vol. 1, edição 2004, ' O teatro não transforma directamente o mundo mas pode exercer um profundo efeito sobre a consciência dos que o vão transformar'; teatro é um veículo de transmissão e conservação da cultura de um povo; é um impulsionador de integração social; é fonte de rendimento; motor de desenvolvimento das capacidades cognitivas e lúdicas; constitui numa poderosa arma para a eliminação, senão diminuição dos enormes problemas que a nossa sociedade enfrenta: o alcoolismo, delinquência juvenil, entre outros.

Embora o desenvolvimento do Teatro feito na província da Huíla dependa mais das instituições governamentais, todos nós temos como contribuir. Considerado por muitos como a arte mãe, creio pelo facto de exigir o domínio de outras artes (música, literatura e dança essencialmente), na sua execução, é por isso 'um dos instrumentos mais expressivos e úteis pra a edificação de um país", segundo o poeta, dramaturgo e músico Frederico Garcia Lorca.

A palavra 'Teatro vem (...) do verbo theaomai que significa ver, assistir, de acordo com José Mena Abrantes em 'O Teatro Em Angola' vol. 1 edição 2004. E foi na Grécia o 'local onde reconhecidamente nasceu o tipo de espetáculo que é hoje aceite e praticado em todo mundo com o nome de Teatro'. Ainda segundo o autor, obra e edição acima referidas.

Dia 27 de Março passou a ser comemorado o dia Internacional do Teatro porque foi exactamente no ano de 1961, que aconteceu a inauguração do Teatro das Nações(França) pelo Instituto Internacional de Teatro.


Compartilhar:


A farsa do marido que flutua no Xixi

Poder sagrado do salário na cadeia de rendimentos

Pérola reprova descriminação racial do esposo

Literatura sobre a guerra em Angola

O LESBIANISMO FACE AO PAPEL DOS HOMENS

Estágio garantido na Ordem dos Advogados para estudantes do curso de Direito do ISPI

COLUNISTAS

Edson Kassanga

Amante de literatura. Tem como hobby a escrita de poesia e contos. Estudante frequenta o curso de Relações Internacionais no Instituto Superior de Relações Internacionais Ministro Venâncio de Moura/MIREX-Luanda.

Mucuta Mukhuta

Técnico de comunicação. Gosta de escrever reportagens, crónicas, poesias. Filmmaker e Fotógrafo de eventos sociais. Empreendedor e Estudante de economia (Marketing).

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2018