Incio

Sobre Nós

Tundavala On

Comunicação eficiente!

PUB

  • Lago
  • Lago
  • Lago
  • Lago
  • Lago

Literatura


A elasticidade literária de Paulino Soma


Sábado, 11 de Março de 2017

Por Edson Kassanga


"Viver E Morrer Em Angola" é o título da mais recente obra literária de autoria do linguista Paulino Soma, publicada no dia 02 de Fevereiro do presente ano em Luanda e um mês antes na província da Huíla, sua terra natal

Trata-se de um romance histórico composto por 364 páginas (sem o narrador participar do enredo) narrado de forma omnisciente e omnipresente em que é notável a comovente habilidade do autor na expressão da sua exuberante sensibilidade a dor, mas também a doçura.


Paulino Soma narra as vivências do povo do Sul de Angola durante a guerra pós-independência, com o cenário da história baseado na vida real e focada para personagens de uma família residente no município de Caconda, na província da Huíla.


O escritor expõe uma versão pouco conhecida e imparcial da guerra, principalmente pela nova geração e faz relatos artísticos da versão de muitos heróis anónimos do conflito armado, terminado em 2002, com assinatura dos acordos de Paz, a 4 de Abril de 2002.


Na obra, o autor conta episódios susceptíveis de levar o leitor a profunda reflexão sobre o cristianismo e o feitiço, a doçura e a amargura do amor, a sensibilidade e a indiferença perante a morte e acima de tudo, a imensurável capacidade humana de resistir e de se adaptar à adversidade da vida.


O romance histórico, cujo personagem principal Tio Goma, relata de forma imparcial as duas facetas da moeda guerra, os acordos de paz de Bicesse e de Luena, o que torna ténue a distância entre a ficção e a realidade.


Quem lê o livro é seduzido pela clara e harmoniosa disposição das palavras, conseguida por via de recursos estilísticos e figuras de estilos suficientemente capazes de deixar qualquer um hipnotizado pela tamanha eloquência.


Paulino Soma, nascido no município de Caconda, a 08 de Março de 1982, mostra a sua versatilidade literária ao apresentar o romance que convence a critica, depois de lançar o livro "Amálgama D'Alma" (Poesia), publicado em 2013. Além de escritor, Paulo Soma é actualmente o Decano da Escola Pedagógica do Cunene.


Compartilhar:

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2017