Incio

Sobre Nós

Tundavala On

Comunicação eficiente!

PUB

  • Lago
  • Lago
  • Lago
  • Lago
  • Lago

Empreendedorismo


Saiba como apresentar proposta para um possível investidor

Neste artigo vamos falar sobre como você pode abordar um possível investidor para o seu projecto ganhar pernas e assim começar ou continuar a andar numa boa direção.


Segunda-feira,
23 de Janeiro de 2017



Primeiramente precisas saber a quem se dirigir. Para isso é necessário fazer um estudo profundo do mercado, pois nenhum investidor vai querer investir numa área desconhecida por ele, portanto procure pelas pessoas certas dentro do seu segmento.


por exemplo:
Caso queiras se firmar no mercado de cosméticos não adianta procurar por alguém que trabalha na área da culinária, isso seria algo muito leigo de se fazer. Mas se procurares por alguém que trabalha com moda e beleza seria a melhor escolha pois pessoas que trabalham com moda e beleza dão a devida atenção ao mercado dos cosméticos.
  -Mas atensão,esse é apenas um exemplo, porque na vida real quem trabalha na area de culinária pode muito bem também investir noutras aréas.



Primeiro ponto
1. Quem és?

  O conhecimento e a confiança com que você irá se apresentar pode ser um fator decisivo para a tomada de decisão do investidor.
  Ninguém quer investir tempo e recursos em algo incerto. Portanto, para alguém aceitar ser patrocinador, é preciso que tenha certeza da seriedade da produção do seu projecto e da capacidade que ela tem de alcançar suas metas.
  Dedique tempo e seja bastante profissional na hora de montar sua proposta e se apresentar. Não esqueça de ser cuidadoso com a sua aparência e investir no seu knowhow. Um empreendidor deve transmitir ciência sobre o que faz para que o patrocinador acredite e compre a ideia.


Segundo ponto
2. Apresentando o planeamento

  Para o patrocinador, o que mais interessa é saber o que ele ganhará em troca se patrocinar seu evento. Afinal, essa parceria só funciona se os dois lados tiverem benefícios. Então, explicite tudo o que você pode oferecer a ele, como: mais visibilidade, aparecimento na mídia, promoção da marca, aumento de vendas, ganho de clientes e divulgação de produtos.
  Depois de apresentadas as vantagens do patrocinador, mostre objetivamente como ele pode contribuir com o projecto. Deixe claro quais as cotas de patrocínio você disponibilizou. O ideal é que você receba incentivo financeiro, mas isso nem sempre é possível. Portanto, ofereça outras opções de recursos que o patrocinador poderá fornecer, como uma atração relacionada ao evento, impressão de banners ou cartões, presentes de lembrança aos convidados, notícias em veículos de comunicação.
  Se esse for o seu primeiro projecto, separe as referências e as ideias que o inspiraram a promovê-lo. Assim, o seu possível patrocinador perceberá os propósitos para que ele aconteça. Caso ja tenhas experiênçia em projectos do genêro, mostre os frutos obtidos em ouros projctos para motivá-lo.



terceiro ponto
3. Apresentação: é hora de falar de números!

   Não adianta você fazer um ótimo planejamento, sério e viável, se ele não tiver uma apresentação física que capte a atenção do possível patrocinador. A apresentação do seu projeto deve ser clara, pontual, de modo que a pessoa possa ler rapidamente. Slides podem ser utilizados nesse sentido, pois demonstram que você se dedicou à preparação da apresentação. E, se a apresentação da proposta já foi feita com seriedade e profissionalismo, é mais fácil do patrocinador acreditar que o evento será dirigido da mesma forma.
   É importante detalhar nitidamente os custos envolvidos e mostrar um calendário bem elaborado de aplicação e retorno dos investimentos. Faça um orçamento detalhado para ajudar. Sobre a temática e a organização do evento em si, quanto mais detalhes você der, mais credibilidade a proposta terá.
  Números dão uma ideia palpável sobre o rendimento do evento. São exemplos de dados interessantes para estarem presentes na apresentação:
  -O patrocinador poderá ter acesso ao mailing do projecto. Portanto, mostre quantos participantes estão previstos para seu projecto e o quanto isso pode agregar potencial de alcance da marca;
   -Propostas de valor e benefícios do patrocínio em si, como mais visibilidade, promoção da marca, aumento das vendas, divulgação de produtos e ganho de clientes;
   -Qual será o valor das cotas;
  -Caso exista em grande volume, revele antigos patrocinadores para gerar credibilidade e segurança.


Após a reunião com o possível patrocinador, ainda há algumas atitudes importantes que você pode realizar para garantir que ele participe do seu evento. Para fazer esse follow up, trabalhe dois fatores:
  -Seja atencioso e empático para que ele se sinta à vontade na hora de esclarecer todas as dúvidas e, por consequência, garantir que você tenha a oportunidade de responder às objeções que serão feitas;
   -Encaminhe materiais de apoio como flyers, fotos e novas apresentações. Deixe-o informado sobre os avanços da produção do evento e mudanças no planejamento.


Compartilhar:

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2017